NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Normas Temas Livres (Oral e Painel)

1. A apresentação dos temas livres será dividida por áreas;

2. Os trabalhos poderão versar sobre Revisão, Casos Clínicos e Pesquisa;

3. As apresentações dos trabalhos poderão ser na forma oral ou painel;

4. Os trabalhos poderão ser apresentados por Professores, C.D., Estudantes de Pós-Graduação e Graduação;

5. Este ano não serão aceitos trabalhos submetidos fora do prazo ou por outra via que não on-line. 6. Para serem submetidos a julgamento para apresentação, os trabalhos deverão conter no resumo os seguintes itens:

A - TRABALHOS DE REVISÃO

  • Título, autores, instituição;
  • Introdução ressaltando sua importância em relação à casuística;
  • Descrição em ordem cronológica;
  • Conclusões.

B - CASOS CLÍNICOS

  • Título, autores, instituição;
  • Introdução ressaltando sua importância em relação a casuística;
  • Descrição do(s) caso(s);
  • Conclusões.

C - PESQUISA

  • Título, autores, instituição;
  • Introdução justificando a realização da pesquisa;
  • Objetivos;
  • Materiais e Métodos;
  • Resultados;
  • Conclusões.

6. Cada autor poderá apresentar 01 (um) trabalho.

7. Cada trabalho poderá conter no máximo 6 (seis) autores, separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais. No máximo, 120 caracteres. Exemplo: Bertoldo CES*, Lovadino JR. (Atenção: sobrenome e iniciais de autor apresentador do trabalho identificado pelo asterisco).

8. Para inscrição do trabalho, obrigatoriamente, o autor (apresentador) deverá fazer adesão a JOP-2007. Todavia, SOMENTE o autor/apresentador deverá necessariamente efetuar adesão.

9. Os trabalhos deverão ser submetidos para avaliação em formulário próprio, disponibilizado no site no momento da inscrição, sendo que os resumos devem conter Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados, Conclusões. Os itens Objetivos, Métodos e Resultados não deverão estar explicitados no Resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico. Projetos de Pesquisa não deverão conter o item Conclusões. O Resumo deverá ter, no máximo, 1.470 caracteres (sem espaços) e o título deverá ter no máximo 120 caracteres.

10. A inscrição para apresentação de trabalho deverá ser feita juntamente com adesão à Jornada on-line pelo site: w2.fop.unicamp.br/jop.

11. Para a submissão apresentação de trabalho deverá ser feita obrigatoriamente posteriormente a adesão à jornada no site: w2.fop.unicamp.br/jop no link Inscrição online. Contudo não é necessário ser feita concomitantemente.

12. Para que os resumos dos trabalhos sejam publicados nos Anais da Jornada Odontológica de Piracicaba - JOP-FOP/Unicamp, estes devem ser submetidos obrigatoriamente também em inglês.

13. O prazo final para recebimento dos resumos e abstracts será 05 DE SETEMBRO DE 2008 - ATÉ AS 12 h. – NÃO HAVERÁ PERÍODO DE PRORROGAÇÃO, valendo a horário (Brasília) do sistema de inscrições on-line da JOP.

14. Os trabalhos serão avaliados pelos professores da Comissão Científica, cuja decisão é soberana. Caso os trabalhos não estejam devidamente enquadrados, esses serão rejeitados.

15.O tempo de apresentação oral será de 15 minutos, com 5 minutos para discussão (total: 20 minutos).

16. Os painéis (1,70 m de altura X 0,90 m de largura) deverão ser expostos durante o período estabelecido pela Comissão Científica e o apresentador ficará à disposição para discussão em horário pré-fixado; O títulodeve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores, do laboratório, do departamento, da instituição, da cidade do Estado/País. O nome do apresentador deverá estar sublinhado e acompanhado de uma foto afixada no canto superior direito. O corpo do painel deve ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção de abstract e nem de referências.

17. Somente o apresentador receberá certificado de apresentação do trabalho, no qual constarão os nomes dos possíveis co-autores.

18. Para apresentação oral, os autores deverão trazer a apresentação gravada em CD em formato PowerPoint (versão 2007 ou inferior). Estará à disposição para apresentação 01 projetor multimídia.

19. Critérios para AvaliaçãoA seguir estão os critérios que serão observados pela Comissão Científica na análise dos trabalhos enviados. Razões para a não-seleção:

  1. Trabalho não inscrito via rede.
  2. Assuntos pobremente organizados.
  3. Informações ausentes no trabalho: Importância do tema na área, Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões.
  4. Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
  5. Critérios não muito bem definidos para a avaliação das variáveis.
  6. Escolha questionável de controles. Nenhum grupo de controle relatado.
  7. Métodos para obter dados não apropriados em relação à proposição.
  8. Confusões entre as premissas, conduzindo a falsos raciocínios.
  9. Conclusões que não correspondem ao método de análise aplicado aos dados.
  10. Vernáculo inadequado para os resumos.
  11. Conclusões não suportadas pelos resultados.
  12. Falta de critérios de definição da amostra.
  13. Falta de critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo.
  14. Conclusões não suportadas por análise estatística.
  15. Metodologia inapropriada para avaliar efeito do tratamento.
  16. Delineamento inadequado de pesquisa.
  17. Falta do número de registro no SISNEP dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa.
  18. Falta de pagamento da adesão ou pacote.

20. A JOP 2008 está disponibilizando, como sugetão, modelos de apresentação em slides (PowerPoint) para download, para a Apresentação Oral de Temas Livres na Jornada.

Estão disponíveis as versões em fundo preto ou branco para os slides do corpo da apresentação.

20. Outras informações poderão ser obtidas através de:

  • E-mail: jop@fop.unicamp.br
  • Telefones: (19) 2106-5245 ou (19) 2106-5252
  • Fax: (19) 2106-0144

 


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