NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - TEMAS LIVRES NAS CATEGORIAS PAINEL E APRESENTAÇÃO ORAL

01. A apresentação dos temas livres será dividida por áreas, segundo se segue:

  1. Anatomia
  2. Bioquímica
  3. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
  4. Dentística
  5. Endodontia
  6. Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica
  7. Fisiologia e Biofísica
  8. Histologia e Embriologia
  9. Materiais Dentários
  10. Microbiologia e Imunologia
  11. Odontologia Legal e Deontologia
  12. Odontologia Preventiva, Saúde Pública e Educação para a Saúde
  13. Odontopediatria
  14. Orientação Profissional e Odontologia do Trabalho
  15. Ortodontia
  16. Patologia
  17. Periodontia
  18. Prótese Fixa
  19. Prótese Parcial Removível
  20. Prótese Total
  21. Psicologia Aplicada
  22. Radiologia Odontológica
  23. Semiologia

02. Os trabalhos poderão versar sobre [1] Revisão, [2] Casos Clínicos e [3] Pesquisa; deverão ser escritos em Língua Portuguesa, adotando-se a norma culta e padrão técnico-científico, não sendo ainda obrigatório adequar-se à reforma ortográfica.

03. As apresentações dos trabalhos poderão ser feitas de forma oral, ou na forma de painéis.

04. Os trabalhos poderão ser apresentados por Professores, Profissionais, Estudantes de Pós-Graduação, Graduação.

05. Não serão aceitos trabalhos submetidos fora do prazo ou por outra via que não a on-line.

06. Para serem submetidos a julgamento, os trabalhos deverão apresentar-se na forma de resumo, contendo os seguintes itens:

A – TRABALHOS DE REVISÃO

  • Título, autores, instituição (não constam do resumo; são informações fornecidas na submissão do trabalho);
  • Introdução ressaltando sua importância em relação à casuística;
  • Descrição em ordem cronológica;
  • Conclusões.

B – CASOS CLÍNICOS

  • Título, autores, instituição (não constam do resumo; são informações fornecidas na submissão do trabalho);
  • Introdução ressaltando sua importância em relação à casuística;
  • Descrição do(s) caso(s);
  • Conclusões.

C – PESQUISA

  • Título, autores, instituição (não constam do resumo; são informações fornecidas na submissão do trabalho);
  • Introdução justificando a realização da pesquisa;
  • Objetivos;
  • Materiais e Métodos;
  • Resultados;
  • Conclusões.

07. Cada autor poderá apresentar apenas 01 (um) trabalho.

08. Cada trabalho poderá conter no MÁXIMO 6 (SEIS) autores, separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais. Recomenda-se não ultrapassar o máximo de 120 caracteres.
Exemplo: Pietrobon G*, Gomes NF, Antonioli M, Vieira PAA (Atenção: sobrenome e iniciais de autor apresentador do trabalho IDENTIFICADO PELO ASTERISCO).

09. Para inscrição do trabalho, obrigatoriamente, o autor (apresentador) deverá fazer adesão/inscrição a JOP 2012, indicando a opção para envio de trabalho e recolhendo a taxa referente. Todavia, SOMENTE o autor/apresentador deverá necessariamente efetuar adesão.

10. A opção para envio de trabalho deverá ser feita juntamente com adesão/inscrição ao congresso, on-line, pelo site: w2.fop.unicamp.br/jop, na guia "Inscrição Online".

11. Embora seja obrigatório indicar a opção para envio de trabalho no momento da adesão/inscrição ao congresso, o resumo poderá ser submetido posteriormente, on-line, pelo site: w2.fop.unicamp.br/jop, na guia "Envio de Trabalho".

12. Os trabalhos deverão ser submetidos para avaliação em formulário próprio, disponibilizado através do site (norma 11), sendo que os resumos devem satisfazer a norma 06. Os itens Objetivos, Métodos e Resultados não deverão estar explicitados no resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico. O resumo deverá ter obrigatoriamente, no máximo, 1.470 caracteres (sem espaços) e para o título recomenda-se não ultrapassar o máximo de 120 caracteres.

13. Projetos de Pesquisa não precisam necessariamente incluir o item Conclusões no resumo submetido; no entanto, tal item é indispensável quando da apresentação do trabalho na Jornada, no caso de aprovação.

14. Não é obrigatória a submissão da versão em Inglês (abstract), para avaliação do resumo, mas só concorrerão ao prêmio de publicação na revista Brazilian Journal of Oral Sciences os trabalhos que o enviarem.

15. Todo e qualquer trabalho submetido só seguirá para a avaliação se os valores de adesão/inscrição e taxa de envio de trabalho estiverem pagos ou as parcelas estiverem em dia.

16. Os trabalhos serão avaliados pelos professores da Comissão Científica, cuja decisão é soberana. Caso os trabalhos não estejam devidamente enquadrados, os mesmos serão rejeitados.

17. O abstract será avaliado, nos aspectos referentes à Língua Inglesa, por professor de Inglês competente. Qualquer erro poderá causar a reprovação do abstract; haverá possibilidade de correção em casos especiais e de pequenos erros. Não cabem recursos nos casos de reprovação do abstract devido a incorreções. É de inteira responsabilidade do autor/apresentador a perfeita correção do abstract.

18. A reprovação do abstract não causa a reprovação do resumo em Português, que nesse caso é publicado, sem a versão em Inglês, nos Anais da JOP. A reprovação dos resumos pelos professores avaliadores acarreta a reprovação de todo o trabalho, não podendo o mesmo ser apresentado durante a Jornada ou publicado nos Anais da JOP.

19. Os resumos em português e inglês aprovados pelos professores avaliadores serão publicados nos Anais da JOP.

20. Os 2 (dois) trabalhos com maior nota dentro de cada Grande Área (Ciências Fisiológicas, Diagnóstico Oral, Morfologia, Odontologia Infantil, Odontologia Restauradora, Odontologia Social e Prótese e Periodontia), sendo estes 1(um) de Graduação e 1(um) de Pós Graduação serão contemplados com Menções Honrosas, e estes concorrerão a premiação.

21. PRORROGADO o prazo final para recebimento dos resumos e abstracts será 18 DE SETEMBRO DE 2012 - até as 23h59, valendo o horário (Brasília) do sistema de inscrições on-line da JOP, NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO.

22. O tempo de apresentação para temas-livres da categoria oral será de 15 minutos, com 5 minutos para discussão (total: 20 minutos).

23. Os painéis (medidas máximas de 1,70 m de altura X 0,90 m de largura) deverão ser expostos durante o período estabelecido pela Comissão Científica e o apresentador ficará à disposição para discussão com o professor avaliador. O título deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores, do laboratório, do departamento, da instituição, da cidade do Estado/País. O nome do apresentador deverá estar sublinhado e acompanhado de uma foto afixada no canto superior direito. O corpo do painel deve ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção do abstract e nem de referências.

24. Somente o autor apresentador receberá certificado de apresentação do trabalho, no qual constarão os nomes dos possíveis co-autores.

25. Para apresentação oral, os autores deverão trazer até as 13hs do dia correspondente à apresentação, no balcão de Inscrições, o arquivo gravado em pen drive, em formato PowerPoint (versão 2007 ou inferior). Estará à disposição para apresentação 01 (um) projetor multimídia.

26. Critérios para Avaliação
A seguir estão os critérios que serão observados pela Comissão Científica na análise dos trabalhos enviados. Razões para a não-seleção:

  1. Trabalho não inscrito via on-line.
  2. Assuntos pobremente organizados.
  3. Informações ausentes no trabalho: Importância do tema na área, Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões.
  4. Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
  5. Critérios não muito bem definidos para a avaliação das variáveis.
  6. Escolha questionável de controles. Nenhum grupo de controle relatado.
  7. Métodos para obter dados não apropriados em relação à proposição.
  8. Confusões entre as premissas, conduzindo a falsos raciocínios.
  9. Conclusões que não correspondem ao método de análise aplicado aos dados.
  10. Linguagem inadequado para os resumos.
  11. Conclusões não suportadas pelos resultados.
  12. Falta de critérios de definição da amostra.
  13. Falta de critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo.
  14. Conclusões não suportadas por análise estatística.
  15. Metodologia inapropriada para avaliar efeito do tratamento.
  16. Delineamento inadequado de pesquisa.
  17. Falta de pagamento da adesão/inscrição ou pacote e taxa de envio de trabalho.

27. Premiação
Na semana do evento será divulgada a premiação para os melhores trabalhos. As regras de premiação estão devidamente descritas no item 20.

28. Outras informações poderão ser obtidas através dos contatos: jop@fop.unicamp.br

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS.


Voltar